Planejamento e Cronograma de Atividades


 Após um pequeno recesso durante o mês de janeiro, cabe agora à equipe resumir suas atividades de desenvolvimento do projeto. Considerando as atividades que ainda tem de ser realizadas e o tempo disponível, foi montado um cronograma de atividades. Este cronograma se estende desde o início de fevereiro até o final de abril, quando será feita a defesa do PI. Segue então nos próximos parágrafos um breve detalhamento de como devem se desenrolar a realização das atividades.

Ao todo, são 10 atividades, a serem realizadas ao longo de 85 dias. A primeira semana de fevereiro consiste na elaboração do planejamento e cronograma, para que o plano de ação fique organizado e claro para todos (atividade 1). Na semana seguinte, o modelo da planta no Factory I/O será revisado, com objetivo de se ter um modelo sólido e minimamente perto do modelo final ao qual desejamos chegar (atividade 2). A atividade 2 também deve ter duração de 1 semana apenas.

Na terceira semana de fevereiro, especificamente no dia 17, deve-se iniciar a terceira atividade: elaboração da programação do CLP. Durante essa etapa, a equipe deverá focar apenas nessa elaboração da programação por uma semana, até o dia 23/02, sendo que no dia 24/02, espera-se que haja conteúdo suficiente para poder iniciar outros trabalhos em paralelo: programação do robô industrial (atividade 4), projeto e simulação dos modelos no Linux CNC (atividade 5), e estudo e implementação do sistema supervisório (atividade 7). De acordo com o cronograma planejado, as atividades 3, 4, 5 e 7 serão trabalhadas em paralelo durante duas semanas, do dia 24/02 ao dia 09/03. Estas atividades são o início do momento em que as ideias planejadas no início do projeto são colocadas em prática. São desenvolvidas em paralelo por serem atividades complementares, uma se baseando na outra.

Durante a segunda semana de março, após duas semanas trabalhando com: o desenvolvimento da programação de CLP, programação do robô industrial, desenvolvimento do sistema supervisório, e simulação desses modelos no Linux CNC, espera-se que o trabalho esteja em um ponto em que seja possível iniciar também a integração de máquinas (atividade 6). Durante duas semanas, essa atividade será desenvolvida junto com as outras que já estavam sendo executadas, visando justamente iniciar a integração dessas atividades.

 Do dia 10/03 até o dia 23/03, as atividades 3, 4, 5, 6 e 7 devem ser desenvolvidas em conjunto. Nesse dia, 23 de março, porém, a programação do CLP e do robô industrial, bem como o projeto e simulação dos modelos no Linux CNC, devem estar finalizados, completando as atividades 3, 4 e 5.

Durante a última semana de março, a equipe irá trabalhar apenas nas atividades 6 e 7: integração de máquinas e implementação do sistema supervisório. Durante esta semana, espera-se finalizar o projeto de tal maneira que, até ao final de março, tenha-se um projeto funcional, com todos os componentes integrados e também com a presença de um sistema supervisório. Assim deve-se finalizar as atividades 6 e 7.

No final do mês de março, estando completadas todas as atividades iniciadas até então, deve restar apenas realizar testes e simulações, bem como revisar o modelo como um todo. Essa revisão e testes de simulação devem ser feitos ao longo do mês de abril, junto com a produção escrita do artigo do projeto. A simulação e revisão do projeto, bem como a produção do artigo, consistem nas atividades 8 e 9, respectivamente, e devem ser feitas com um bom nível de atenção e cuidado. Por isso, foram reservadas 4 semanas no cronograma para a execução dessas atividades 8 e 9. A simulação e revisão visa encontrar quaisquer problemas presentes no modelo e projeto, como também aperfeiçoar este conforme seja possível. A produção do artigo também deve ser minuciosa, contendo todas as informações reunidas ao longo da evolução do projeto, bem como detalhes a respeito das atividades desenvolvidas. A organização durante todo o processo é necessária e facilitará muito essas etapas finais.

Por fim, restará apenas a defesa do projeto de PI, planejada para ocorrer dia 28 de abril. Esta etapa é a última a ser realizada, e representa o fim do PI. Deve ser feita uma apresentação completa bem como a entrega do artigo escrito para consideração dos professores orientadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Node-RED para interface de Sistema Supervisório de um Processo de Manufatura Flexível Virtual

Sistema de Manufatura Flexível

RobotStudio